terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Garanhuns, pefil da cidade.

Garanhuns possui 125.141 habitantes, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 01/07/2004), com uma concentração urbana de 88,00% dos habitantes, e uma área territorial de 472,46 km2. Localizado no Planalto da Borborema, distante 225 km da capital do Estado, Recife.

A cidade é hoje o centro comercial mais diversificado do Agreste Meridional, que, agregando mais seis municípios cujos habitantes também a procuram, compreende 32 municípios com uma população mais que 1.066.000 de consumidores, onde o comércio se constitui na principal atividade impulsionadora da economia, representando 62,04% do PIBpm (IBGE, 2002).

Garanhuns, pelo seu diversificado comércio e oferta de serviços, tem no turismo um importante fator de desenvolvimento. Possuímos uma boa cultura turística fortalecida pelo dinamismo da nossa Secretaria de Turismo, por uma ampla rede de empresas prestadoras de serviços e de hotéis voltados ao turismo, pelos eventos de capacitação setorial realizados na cidade, pela existência de um clima ameno e pela abundância e qualidade de suas águas.

Garanhuns é também um centro regional de saúde e educação. Na saúde, diversos hospitais, empresas de saúde e assistência médica estão aqui instaladas. A Universidade de Pernambuco – UPE (unidade de Garanhuns); a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (unidade de Garanhuns); a Faculdade de Ciências da Administração – FAGA e a Faculdade de Direito de Garanhuns, contam com mais de 3.260 alunos e ofertas diversificadas nas suas grades de graduação e pós-graduação.

No setor educacional, em todas estas instituições acadêmicas está sendo constituída a expansão das suas atividades, com abertura de novos cursos previstos para o ano de 2006.

Ainda no campo educacional, Garanhuns conta com 45 estabelecimentos particulares de ensino fundamental e médio, destacando-se o centenário Colégio Quinze de Novembro, o Colégio Diocesano de Garanhuns, o Colégio Santa Sofia, o Colégio Santa Joana D’Arc, o Colégio Meridional, o Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença e o Colégio Dom Expedito Lopes. Na rede Estadual dispõe de 22 colégios e na rede Municipal de 67 escolas, com uma população estudantil de níveis fundamental e médio com mais de 37.000 alunos.

Para formação e qualificação de profissionais, além dos diversos cursos de informática, a cidade conta com os serviços e cursos disponibilizados pelo SEBRAE, SENAC, SESI e SESC e para o ano de 2006 espera contar também com os cursos técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET.

O município é abastecido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), com água tratada. A coleta de lixo é feita pela LOCAR, empresa de caráter privado, que atende a toda região urbana e rural, sob supervisão da Prefeitura, contando também com aterro sanitário.

A cidade, incrustada entre sete colinas e belas paisagens, tem sua história iniciada na primeira metade do século XVII, sendo contemporâneo às guerrilhas dos escravos fugidos para o Quilombo dos Palmares, dando início a uma série de fazendas e sítios.

Em 1700 foi instalada a Capitania do Ararobá e a Freguesia de Santo Antônio do Ararobá, tendo como sede o território da fazenda do Garcia, depois Sítio Tapera, sede da capitania, hoje cidade de Garanhuns. Por Carta Régia, em janeiro de 1777 foi criada a freguesia de Garanhuns. O município foi criado em 1811 e elevado à categoria de cidade em 1879, pela Lei Provincial n°1309.

Vários ciclos econômicos marcaram a evolução do município ao longo do século XX. O primeiro deles estava ligado ao traço mais forte de sua identidade: o cultivo do café, seguido pela diversificação de produtos agro-pecuários. A partir de 1966, inicia-se novo ciclo, com ênfase para o comércio, o turismo e serviços no município, cuja participação em nosso PIB é de 62,04%, seguido da indústria com 32,88% e agropecuária com 5,08% (IBGE, 2002).

Na bovinocultura, a bacia leiteira concentrada na região do município de Garanhuns, participa com aproximadamente 40% - 144 milhões de litros – na produção de leite em Pernambuco, que nos últimos dois anos foi registrado um crescimento de 23%, atingindo cerca de 360 milhões de litros por ano, colocando o estado em segundo lugar no ranking do Nordeste (Fonte: ADDIPER – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, out/2005).

Garanhuns é a soma de história, progresso, folclore, festas e feiras culturais, belezas naturais, da convivência harmônica de técnicas artesanais, de hospitalidade do seu povo, com atrativos turísticos inigualáveis. Uma das principais atrações urbanas da cidade é o Cristo Redentor, no alto do Magano. Ainda na área da cidade, dentre outros pontos turísticos, pode-se visitar a sala de artes do centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, o Relógio de Flores no bairro Heliópoles, o Santuário Mãe Rainha, o Parque Ruber van der Linder, o Parque Euclides Dourado, com sua pista arborizada para caminhadas e um grande comércio que oferece ótimas oportunidades para compras diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário